Projeto desenvolvido em parceria com Hi-Law para JOHNSON’S & JOHNSON’S

Este projeto teve como objetivo desenvolver propostas de políticas públicas que contribuam para melhorar as condições de vida de mulheres com endometriose no Brasil — uma condição de saúde complexa, com múltiplas barreiras ao diagnóstico e ao tratamento.
A construção do workshop envolveu quatro etapas: pesquisa, planejamento, execução e documentação. A fase de pesquisa alinhou os participantes ao contexto da endometriose e mapeou os principais atores no cenário brasileiro. No planejamento, foram produzidos materiais de empatia com base em relatos de mulheres afetadas, que compartilharam suas vivências com a doença.

Com participação de 25 pessoas — entre profissionais da saúde, pacientes, designers, representantes do setor público, terceiro setor e parlamentares — o workshop foi conduzido com base na metodologia de Design Thinking, promovendo empatia, colaboração e foco em soluções com potencial de impacto real.
Os resultados foram organizados em um relatório público, que dá visibilidade ao processo e compartilha boas práticas. Além disso, a Johnson & Johnson, contratante do projeto, recebeu cinco propostas de solução detalhadas, cocriadas por um grupo multidisciplinar comprometido em transformar o cenário da endometriose no Brasil.


Detalhamento do projeto
Este projeto inclui:
- Pesquisa e análise de dados
- Benchmarking
- Metodologia Design Thinking
- Facilitação de workshop de cocriação multidisciplinar
- Prototipação
- Desenvolvimento diagramação de relatório oficial






Nunca havia participado de um workshop com essa proposta e para mim foi realmente produtivo. Como portadora, digo que precisamos cada vez mais de eventos como estes onde podemos ter ideias e construir as resoluções.
Paciente e participante do workshop
Ficha técnica
Organização: Gisele Raulik, Barbara Borges, Carolina Pizatto
Ilustrações: Guilherme Match
Contratante: Johnson&Johnson Medical Devices
Apoio: Procuradoria Especial da Mulher