Conglomerado y Cámara de Diseño de Uruguay (CDU)

Em 2013, o Uruguai nos solicitou um estudo para a implementação de políticas públicas de design no país. Nossa abordagem se baseou em três âmbitos: onde estamos, onde queremos chegar e como chegaremos lá.
A primeira fase envolveu o mapeamento dos atores do Sistema Nacional de Design do Uruguai, o estudo da história do design no país, entrevistas com escritórios de design, escolas, profissionais e empresas, além de um diagnóstico sobre o uso do design na indústria.

Com o mapeamento e os estudos preliminares concluídos e os dados analisados, realizamos um ciclo de workshops para apresentar os resultados e construir, de forma colaborativa, uma visão de futuro — onde os atores do setor de design, as instituições e o governo gostariam de chegar.
A partir dessa visão e das metas estabelecidas, analisamos as estratégias definidas nos workshops para elaborar um plano de recomendações para a política pública de design no Uruguai. O documento final contou com 16 recomendações categorizadas em Comunicar o valor do design para o país e Conectar atores e recursos para transformar design em contribuição para a economia e para a sociedade no Uruguai.

Detalhamento do projeto
Este projeto inclui:
- Pesquisa, compilação e análise de materiais, artigos e notícias
- Pesquisa quantitativa com análise de dados
- Workshops de cocriação
- Desenvolvimento de relatório



O Uruguai pode encontrar oportunidades em práticas novas e exclusivas e criar sua identidade de design, que não se trata apenas do que ele projeta, mas também de como ele é projetado.
Participante da pesquisa
Ficha técnica
Equipe de Pesquisa: Darragh Murphy, Gisele Raulik, Sara Sanches