iF Design Award

Com base na nossa experiência na organização de premiações de gestão de design, desenvolvemos uma abordagem estruturada para avaliar as inscrições usando um conjunto definido de critérios. Nessa estrutura, os jurados pontuaram cada inscrição em relação a cada critério. Enquanto a administração da iF finalizou um sistema de avaliação de cinco pontos, a DUCO se concentrou em como essa abordagem poderia apoiar melhor todos os participantes — especialmente aqueles que não receberam um prêmio, mas ainda assim buscavam feedback construtivo. A DUCO explorou como os dados agregados das pontuações poderiam ser transformados em métricas significativas, oferecendo insights valiosos para ajudar os participantes a compreender e melhorar suas inscrições futuras.

A DUCO sugeriu que esses resultados de cada inscrição fossem enviados em formato de pôster, de forma que a inscrição, suas pontuações e demais informações relevantes pudessem ser revisitadas e, possivelmente, expostas posteriormente. A adição de referências de categoria e disciplina de design para cada um dos cinco critérios permite que os participantes vejam os pontos fortes e fracos de suas inscrições. Esse nível de transparência diferencia o iF Design Award de outras competições de design e reforça seu compromisso com o avanço das práticas de design globalmente.

No passado, o resultado binário do processo de avaliação (vitória ou derrota) levava a um grande volume de questionamentos por parte dos participantes, que buscavam esclarecimentos sobre o motivo de sua aprovação ou desaprovação. Embora a iF valorize a oportunidade de interagir com os participantes do prêmio, fornecer feedback personalizado em grande escala não é viável para um prêmio que recebe milhares de inscrições a cada ano. Este projeto surgiu a partir de uma extensa exploração de métricas e fontes de dados, com o objetivo de oferecer um serviço mais significativo aos participantes e, em última instância, fortalecer o processo do Prêmio iF.